Saturday, August 19, 2006

ROMANTISMO - definição (fichamento)

cadeira de estudante/-(fichamento)
2006/ 19 de agosto
CÂNDIDO,Antonio. Presença da Literatura Brasileira 8a.ed.1977
ROMANTISMO

entendendo a definição
O romantismo no século XVIII, na Alemanha e Inglaterra, espalhando-se para a França e demais países da Europa, o romantismo, ou melhor, o pré-romantismo antecede a renovação libertadora que ocorre no início do séc. XIX. A mudança ocorre nas atitudes de expressão, preferências temáticas e inspiração fora dos modelos clássicos. (Necessário lembrar que o barroco já tomava essa ruptura). Conserva o virtuosismo técnico na linguagem como o barroco e se libertaum tanto da formalidade.

Lei imposta pelo romantismo: sentido de aventura e da criação individual - cada escritor concebe sua própria poética.
No início, tamanha foi a variedade de inovações, que têm-se dificuldade de se obter uma obra que represente todas as características.
Muitas figuras românticas deixaram suas impressões pessoais nas suas obras, o que as caracterizou no movimento: Byron e Musset. E outros, modelos de sentimentalidade e da ideologia românticas, Lamartine, Chateaubriand, Walter Scott, Shelley, Goethe, Victor Hugo.
(...)homem romântico surge como uma expressão de uma nova ordem social, moral, religiosa e econômica, e se ele exprime ao mesmo tempo a sua experiência individual, é porque se deixa envolver pelo clima do momento, enquanto é uma síntese do próprio momento.(p.204)

Características dominantes:
- ruptura do equilíbrio da vida interior, com o triunfo da intuição e da fantasia.(aspiração X realidade).
- o romântico ao contrário dos clássicos, exprime a insatisfação do mundo contemporâneo: inquietude, tristeza, aspiração vaga, anseio de algo melhor do que a realidade, inconformismo social, ideais políticos e de liberdade. Tem o coração como medida da sua existência.
- cultiva o amor e a confidência ou vai à renúncia e isolamento - busca a natureza.
- sentimento religioso, amor à patria e à humanidade.
- pula de dentro de si para as grandes causas sociais e da realidade.
(p.203 - 205)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home