Saturday, August 19, 2006

ROMANTISMO - temas (fichamento)

cadeira de estudante/(fichamento)
2006/ 19 de agosto
CÂNDIDO,Antonio. Presença da Literatura Brasileira 8a.ed.1977
ROMANTISMO - temas:

Paul van Tieghem distingue três aspectos do movimento romântico:
- romantismo interior, que diz respeito ao homem, ao ser sentimental, moral e intelectual.
- romantismo exterior, a visão de mundo do homem, os gestos.
- romantismo na arte literária, diz respeito à expressão e à forma.
Estilo - determinado pelo tratamento dos temas (originais do momento ou retomados do passado).
O que realmente se cultivou no romantismo: sentimento da natureza, atitude religiosa, o amor, a infância, o lar, a patria. Atitudes perante a moral e a sociedade. Curiosidade ao mundo exterior(exotismo). Literatura popular, nacionalismo. Atitudes pessoais imitadas (byronismo).
No lirismo romântico - constantes: amor, religião, natureza, sociedade. - não se esquecendo dos direitos do coração. Amor livre de conveniências - justificado somente perante Deus.
A imagem da mulher triparte-se: mulher-pureza(Senhora, J.Alencar), mulher-sedução(Lucíola, J.Alencar), mulher-envilecida. - No geral, prevalece o amor romântico, força redentora e reintegradora. Dos insucessos e a não correspondência sentimental, surge a melancolia (G.Dias e F.Varela). Ardor da adolescência lutando contra impulsos eróticos ( Álvares de Azevedo, C.de Abreu). - Quando as coisas fraquejam - invoca-se religião e natureza. Cultivam a dúvida, mas exprimem a fé.
O romântico é curioso - povos e civilizações, cor e regiões longínquas. Valoriza-se a Idade Média, a Bíblia, antigos monumentos, cancioneiros. Da tendência do medievalismo, surge o nosso indianismo (G.Dias, G.Magalhães - A Confederação dos Tamoios).

- Fechando - a temática romântica: reivindicação da liberdade de exprimir a vida - condição interior e inadequação com a realidade.
(p.205-209)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home