Wednesday, August 23, 2006

ROMANTISMO - Os gêneros (fichamento)

cadeira de estudante/(fichamento)
2006/ 23 de agosto
CÂNDIDO,Antonio. Presença da Literatura Brasileira 8a.ed.1977
ROMANTISMO - Os gêneros

Todos os gêneros tiveram grande importância no romantismo. Mas, na poesia está o maior destaque. O poeta se exprimia livremente. No Brasil, os pré-românticos: José Bonifácio de Andrada e Silva, Almeida Garret, Ferdinand Denis. Mas a reforma romântica cabe a Gonçalves de Magalhães: poesia lírica, épica e teatro. Ele deu ênfase ao sentido moral, religioso e nacionalista. - é mais objetivo do que subjetivo. Surgem outros: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Junqueira Freire: preocupações com a linguagem, o homem na sociedade contemporânea, subjetivismo da inspiração, fantasia. Qual o ponto? - desprezo pelas convenções e restrições da poesia clássica e pela linguagem mitológica. Liberdade de criação no gênero poético. Ruptura com esquemas rítmicos.
Cultiva-se: odes patrióticas, temas sociais e políticos, inspiração religiosa e da natureza, versificação rica, colorida. Meditação diante da natureza.

O teatro romântico tem suas bases na tragédia e comédia clássica, teatro shakespeariano, drama burguês. Mistura-se os gêneros e surge o teatro moderno. No Brasil, introduz as transformações operadas na Europa: Gonçalves de Magalhães. João Caetano também introduz inovações no tema central: momento importante da história.
Concepção moderna: aproximação dos "contrários".

Exemplos significativos: J. Alencar, Joaquim M. Macedo e outros.
Na comédia as modificações são menores.
A ficção - (romance,novela e conto)- gêneros preferidos pelo Romantismo. Retoma tradição séc.XVIII ( carater moralizante). As características gerais: detalhes de costumes e de cor local - presença da natureza junto a sentimentalidade dos personagens. Exaltação à nobreza de caráter em oposição à vilania.

Romance com bases em quadros históricos e medieval.
Os heróis, presentes no indianismo.
Romantismo brasileiro se dividia entre a corte e o campo/ o sertão e a provìncia. Carater de objetividade: narrativa em 3a. pessoa. Se o tom for confidencial, o romance em 1a. pessoa.
(p.209-215)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home