Friday, August 25, 2006

A POESIA ROMÂNTICA: o eu e a natureza

Cadeira de estudante/
LITERATURA BRASILEIRA
Luis Roncari
(resumo) (p.312-323)

A POESIA ROMÂNTICA: O EU A NATUREZA

Tem-se que separar poesia da prosa e os dois do teatro. Tendência romântica é misturar estilos. Iracema de José de Alencar – mistura traços épicos com expressão poética.

Citar autores é um outro problema. São muitos. Autor seleciona três: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.

Antecedentes: A Revolução Francesa e Industrial mudaram o mundo. O romantismo se situa no ponto de transição – capitalismo X burguesia.

Poeta romântico – inconformista.
Mundo burguês – mundo medido em moeda: tecidos, legumes, o trabalho, as idéias, os afetos, o amor.
Em O Guarani, os valores são: a honra, os sentimentos puros, a dignidade, a fidelidade. Tudo isso não têm preço, não são mercadorias, objetos de troca – não podem ser comprados ou vendidos.
Como resultado, a visão romântica secciona o mundo em duas partes distintas: uma, a da vida social, concentrada nas cidades, um espaço criado pelo homem, porém hostil a ele mesmo e ao amor; e outra, a da natureza, o campo, tanto mais natural e verdadeira quanto mais próxima da sua origem e do seu Criador e quanto mais longe estiver da ação humana, transformadora e civilizadora. (p.313-4)

O homem romântico – homem urbano, que foge da cidade para o campo – para a natureza. Sua atitude é mais de recusa do que crítica. Não é uma delegação poética como os árcades, transferindo para a pastora ou pastor o sofrimento. Aqui é ele, o eu-poético que se evade. O poeta romântico se acha eleito dotado de gênio, diferente dos outros homens. O valor da obra não está somente nela e sim na capacidade do eu-poético: “ eu senti” “eu vivi” – tem que comover o leitor.

Os temas dos românticos: fortes , chocantes, comoventes. Pretendem provocar no leitor não a catarse(compaixão ou terror da tragédia, mas a exaltação e valorização do poeta). Como ele sente que o mundo é pequeno para sua alma grande, se volta à natureza que a considera ampla e exuberante o bastante para irmanar-se com ela. Por isso ele se faz um observador e quanto mais, mais importante ele se torna. Daí surgem os heróis na natureza.

Gonçalves Dias (1823-1864)
Canção do Exílio.
Duas características da poesia romântica: a expressão lírica do eu e o canto de guerra e dos indígenas brasileiros, - poesia indianista.

Poeta romântico – um demiurgo: senti o mundo, a natureza, a divindade e expressa-os de forma integral, reunindo: pensamento e sentimento, coração e entendimento, paixão e idéia. Sente o que está fora de si e expressa o que está dentro de si, ele cria a poesia - um meio para que o leitor o veja. – o que importa para ele é o artista, o elemento vital do fazer artístico. A criação apenas serve como meio, recurso de comunicação. Se o artista conseguir comunicar-se, confessar-se pelo seu intermédio, está realizada a arte.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home